É uma lenda porque: foi o maior idolo botafoguense na era pré-Garrincha, que uniu talento a rebeldia e polêmicas.
Poucos jogadores na história conseguiram unir elegância, talento e raça no mesmo repertório de habilidades, e entre esses poucos se encontra Heleno de Freitas. Um dos maiores artilheiros da história do Botafogo com 209 gols, foi colocado no patamar de Zizinho, Ademir de Menezes, Leônidas da Silva e tantos outros craques da época.
Advogado formado, dono de uma personalidade tempestiva e de inteligência acima da média para jogadores contemporaneos, colecionava polêmicas dentro e fora de campo. Orgulhoso, não costumava perdoar nem seus companheiros quando derrotado. Era integrante da alta nobreza do Rio de Janeiro e do "Clube dos cafajestes", uma pseudo associação de homens boêmios. Mulherengo assumido e convicto, entre seus diversos casos, falava-se até de ter se relacionado com Evita Perón durante sua passagem pelo Boca Juniors, na Argentina.

Um grande craque mas pouco conhecido hoje em dia, Heleno de Freitas poderia ser adaptado aos tempos modernos como Adriano, o Imperador, dadas as devidas mudanças de personalidade entre ambos. Jogadores espetaculares, com grande fama e respeito em suas épocas, mas que trocaram a o futebol por uma vida boêmia.

Nas ultimas semanas entrou em cartaz um filme sobre um jogador chamado "Heleno", estrelado por Rodrigo Santoro no papel da dita lenda. Para maiores detalhes e curiosidades sobre o jogador, fica a recomendação, não apenas para botafoguenses para para todos os apaixonados e curiosos pelo futebol.
hELENO! Garrincha e Heleno duas das maiores glorias do Botafogo.
ResponderExcluir