É uma lenda porque: Ídolo do Real Madrid, poucos, pouquíssimos jogadores na história esbanjaram tanta elegância, educação e personalidade em campo.

Descendente da aristocracia argentina, criado com as melhores condições de vida possíveis, aluno dedicado e educado, ainda assim se propôs a seguir o caminho do futebol, o que não surpreendeu sua família. Seu prematuro talento lhe rendeu a estréia na 1ª divisão argentina com apenas 15 anos pelo Argentinos Juniors. Se transferiu para o Tenerife da Espanha em 1990, onde permaneceu por 4 anos ao lado do técnico Jorge Valdano, onde ajudou a equipe a tirar dois títulos espanhóis consecutivos do Real Madrid. Títulos estes que compensaria a partir da temporada 94, quando rumou em direção a capital espanhola.

Encerrou a carreira no Milan após uma série de lesões no joelho, tendo atuado apenas 16 vezes em três anos com a camisa rossonera, mas não antes de voltar a Madrid. Em partida válida pela Liga dos Campeões de 2002/2003, o Milan enfrentou o Real Madrid no Santiago Bernabeu. Seu primeiro jogo após se transferir, foi aplaudido de pé pelos torcedores do time da casa que entoaram seu nome em coro, misturando a alegria de rever um grande ídolos com as lágrimas de não estar vendo-o mais com a camisa branca.
Contrariando o clichê de que argentinos são violentos por "natureza", Redondo jamais foi visto dando um simples carrinho ou mesmo em alguma jogada maldosa. Tido como um dos poucos e raros discípulos da "Doutrina Beckenbauer", que prega que os jogadores que atuam na primeira volância podem SIM ter habilidade para jogar, não se limitando apenas a serem "brucutus", mostrou que suas atitudes dentro de campo refletiam sua maneira de ser fora dele. A elegância e cabeça erguida para jogar, a maneira sempre esguia de observar sempre a jogada e não a bola, o diferenciavam de tudo até então.

Frases sobre ele:
- "Ele tem imãs nos pés?" - Sir Alex Ferguson, técnico do Manchester United.
- "Tanto taticamente quanto tecnicamente, era um jogador perfeito." - Fabio Capello, Ex-técnico do Real Madrid.
Outro volante para quem davam muito e que surgiu nas canteras do Argentinos Juniors, foi Cambiasso. Apesar de tr tido uma carreira de sucesso, decepcionou no Madrid.
ResponderExcluir