terça-feira, 20 de abril de 2010

[ESPECIAL] Lendas por acaso, pt 1 - Juliano Belletti

É uma lenda porque: Foi o autor do gol do título da 2ª Liga dos Campeões da Europa ganha pela Barcelona, na temporada 2005-2006.

Alguns jogadores passam boa parte da carreira como meros coadjuvantes, para não dizer figurantes. Sempre passam despecebidos, na maioria das vezes sendo mais lembrados por erros e por receber criticas, do que por fazerem algo produtivo. Mas então acontece um lance, uma jogada, um lapso de tempo que transforma o até então discreto, porém criticado carregador de piano, em um herói, em uma lenda. Assim é a lenda de Juliano Belletti.

Com passagens no máximo regulares por São Paulo, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Villarreal, e bem contestadas convocações pela Seleção Brasileira, muitos não acreditavam que Belletti estava no Barcelona. Surpresa tão grande quanto o fato dele ter feito parte do grupo que havia sido penta campeão mundial em 2002, a pergunta pairava: como poderia ele, que sempre foi conhecido como um jogador no máximo "esforçado", se integrar ao grande elenco da equipe Catalã?!

Na temporada 2004/2005 o mundo se maravilhava com as apresentações de Ronaldinho Gaúcho. Não apenas ele, a bela equipe que ainda contava com nomes como Deco, Eto'o, Larsson e Xavi encantava o mundo com um futebol bonito e vencedor. E nesse embalo, lá estava ele, Belletti, sempre discreto, sempre esforçado, sempre fazendo sua parte sem criar muitos alardes. Até a partida das oitavas de final da Liga dos Campeões, onde o Barcelona enfrentava o Chelsea, e acabou marcando um gol-contra no 1º jogo no Camp Nou. O Barça venceu o jogo por 2 x 1, mas acabaria sendo derrotado pela equipe inglesa no jogo de volta por 4 x 2. Obviamente Belletti não foi o responsavel pela eliminação, mas o peso de seu gol contra no 1º jogo voltou a lhe render contestações e piadas infames

No ano seguinte, Belletti perdeu espaço e se tornou mais um reserva na equipe. Entrando em campo poucas vezes naquele ano, Belletti viu o Barcelona e Ronaldinho mais uma vez encantar o mundo, atropelando velhos rivais como Real Madrid, Milan e Benfica, e se vingando de novos rivais, como o Chelsea, novamente nas oitavas de final.

Paris, 17 de Maio de 2006. Finalmente chega o dia da grande final entre Barcelona e Arsenal. De um lado, a equipe inglesa liderada pelo francês Thierry Henry buscando seu 1º título, enquanto os catalães lutariam pelo seu 2º, e no banco de reservas, Belletti.

Como não poderia deixar de ser em qualquer final entre duas grandes equipes, o jogo foi emocionante. Arsenal abriu o placar com um jogador a menos ainda no primeiro tempo com gol do zagueiro Sol Campbell. No 2º tempo, os ingleses pareciam se contentar em se defender para segurar o resultado, até que o técnico do Barcelona Frank Rijkaard, precisando avançar ainda mais suas peças, resolveu agir efetuando duas substituições: o suéco Larsson entrou no lugar Van Bommel aos 15 minutos de jogo, e aos 28 no lugar do espanhol Oléguer ele promoveu.... Belletti!

O Barça empatou aos 30 minutos, após bela tabela entre Larsson e Eto'o, onde o camaronês fez um belo gol. Eis então que aos 35, o lance que mudaria muitas vidas, feito pelo menos provável protagonista: Belletti recebeu a bola pela lateral direita, tocou para Larsson e correu para dentro da área!  Novamente o veterano suéco fez uma bela jogada, e devolveu a bola para brasileiro, que dominou chutou forte entre as pernas do goleiro adversário.



Pronto, ai a história estava escrita e Juliano Belletti imortalizado como o autor daquele que foi provavelmente o gol mais importante da história do Barcelona. Hoje, jogando pelo Chelsea, Belletti ainda guarda com muito carinho aquele dia, aquele gol,  visando algum dia voltar ao Barça, como possivel embaixador do clube. E até hoje, 4 anos depois, ainda demonstra surpresa ao falar sobre o lance: - "Às vezes fico pensando: 'Por que eu? Por que me aconteceu isso? Acho que Deus deu esse gol para mim porque nunca reclamei, sempre procurei no trabalho a melhor forma de me superar."

Deus? Destino? Mera sorte? Não importa, cada um tem seu ponto de vista. Mas já é mais do que suficiente saber que você está na história do futebol, Belletti. Com esse gol, você garantiu seu lugar entre as Lendas da Bola.


6 comentários:

  1. Eu vi esse jogo ao vivo

    Desacreditei e até ri quando Beletti fez o gol..

    eu engrossei o coro do "Porque o barça contratou o Beletti?"

    Belo post!!! Já vem vários jogadores vindo a cabeça, principalmente goleiros que pegaram penaltis (Doni e Predome), artilheiros de 1 ano só (Robgol, Whasington) e goleadores de titulos (Juari do Rio-SP de 97 e Moraes do Paulista de 2007)

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre fui do coro que defendeu o Belletti!
    Quando ele saiu do tricolor, eu vou confessar que até chorei! Sempre o achei um jogador que não nasceu pra ser a mega estrela, mas que sempre deu apoio para os que assim eram. Como ele foi pro kaka, por exemplo.

    Amei o post!!

    ResponderExcluir
  3. Ta ai um jogador que tem estrela,mas bem mais ou menos

    ResponderExcluir
  4. Belletti é mito, não só pelo gol, mas pela recuperação depois do acidente que ele sofreu, e não só mito, mas muito homem, que sempre ficou do lado da mulher dele, mesmo em cadeira de rodas [hoje já muito bem].

    ResponderExcluir
  5. Acho que o Belletti é o maior exemplo vivo de lenda casual, sem dúvidas!

    Sou Barça e nunca gostei dele (ainda acho ele ruim pra cacete). Mas que esse gol me marcou muito, marcou.

    É o que ele disse, acho que ele se esforçou tanto durante a carreira que Deus resolveu olhá-lo com olhos melhores.

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito legal a matéria da record de Bellet, ás 11:00 hrs...

    ResponderExcluir