terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Julio César Romero, Romerito - O "Puro-sangue" Paraguaio

É uma lenda porque: Antes de Conca, ele foi o grande destaque "estrangeiro" do ultimo titulo Brasileiro do Fluminense, 26 anos atrás.

No ultimo domingo, o Fluminense se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro de 2010. A equipe das Laranjeiras não sabia o que era gritar "É, CAMPEÃO!" de um Brasileiro desde 1984. Naquele ano, o time contava com uma das suas melhores formações e gerações da entitulada "Maquina Tricolor", apelido ganho durante os anos 70. E nessa Maquina, um de seus principais jogadores havia chego ao clube com o apelido de "Cavalo Paraguaio". E esse "cavalo paraguaio", que acabaria sendo o autor do gol do titulo, se chamava Romerito.

Romerito começou sua carreira no Sportivo Luqueño, time da cidade de Luque onde nasceu, no Paraguay. Destacou-se pela sua seleção no Sulamericano sub-20 de 1979, como o artilheiro da  competição, e atingiu a maior notoriedade após a conquista da Copa América do mesmo ano, no Brasil. Nesse campeonato, Romerito fez o gol que desclassificou o Brasil nas semi-finais em pleno Maracanã e marcou os 2 gols do titulo da seleção paraguaia na final contra o Chile. Sua ascensão meteórica o levou rapidamente à constelação do New York Cosmos, dos EUA. Lá, durante 3 anos, atuou ao lado de outras grandes lendas do futebol mundial como Pelé, Beckenbauer, Carlos Alberto Torres, entre vários outros.

Eis que em 83, Romerito desembarca no Rio de Janeiro. Sua nacionalidade lhe rendia as constantes piadas com a "lenda do cavalo paraguaio", ou com a "baixa qualidade" dos produtos vindos do mesmo país. Mas este cavalo, produto, ou qualquer outro termo que preferirem, era diferente. No Tricolor Carioca, que defendeu por 5 anos, foi campeão e peça decisiva para o Campeonato Brasileiro de 84 e o bi-campeonato carioca em 84 e 85, marcando gols em todas as partidas finais dos respectivos torneios.

Na temporada 89/89, despediu-se do Fluminense e partiu rumo a Espanha, para defender o Barcelona. Mas no clube da Catalunya não conseguiu repetir as mesmas atuações que havia feioto no Brasil. Seja pela crise do clube na época ou por qualquer outro motivo, acabou deixando a equipe na temporada seguinte, para jogar no México, novamente sem o mesmo sucesso que teve pelo Fluminense. E pelo resto da década de 90 até o inicio dos anos 2000, rodou diversos clubes de menor expressão em sua terra natal, até abandonar de vez a carreira em 2003.

Um guerreiro guarani iluminado, idolo (e hoje também torcedor) de uma das mais apaixonadas torcidas do Brasil e um dos responsaveis pelo crescente respeito de sua nação. Esse foi Julio César Romero, o "alazão puro-sangue" paraguaio. Essa foi a lenda de Romerito.






Frases sobre ele: 

-  Romerito não, "Don Romero!" - Torcida do Fluminense, sobre Romerito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário