quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

[ESPECIAL] Lendas por acaso, PT 3 - Marco Materazzi

É uma lenda porque: Em meio a Zidane, Cannavaro, Buffon e Henry, acabou sendo o verdadeiro destaque e herói do titulo da Italia na Copa do Mundo de 2006.

No que você pensa quando se lembra da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha? No nivel fraco de futebol visto na Copa em geral? No Brasil apático? Lembra da genialidade de Zidane, conduzindo a França até a final? Da pancadaria entre Portugal e Holanda? Da Itália campeã? Ou a polêmica escolha de Cannavaro como o melhor do Mundo? Muita coisa aconteceu naquele ano. Apesar de possivelmente ter sido uma das piores em nivel técnico, não faltou emoção no torneio. Emoção principalmente na partida final, entre a até então tri campeã Italia, e a "zebra" França, que como dito anteriormente, chegou à final graças a lances geniais de um certo Zinedine Zidane. Um jogo muito aguardado, um duelo entre Les Bleus Zizou, Henry e Viera contra a Azzurra de Buffon, Cannavaro e Totti.

Várias estrelas, muitas emoções e expectativas sobre os protagonistas, espetáculo garantido. E no meio disso tudo, havia um homem de quem poucos esperavam algum destaque. Ou melhor, se esperavam sim alguma coisa do sujeito: fosse alguma perna partida de um adversário, um lance violento ou algum artificio de jogo sujo. E curiosamente, este jogador acabou sendo o grande destaque da final, tendo participação direta nos 3 principais lances que ajudaram a definir o jogo. E ese homem se chama Marco Materazzi.


Materazzi, ou "Matrix" como é popularmente conhecido, sempre foi um jogador notável. Notável não por ser um eximio craque, mas por quase sempre lembrar a todos que o futebol possui um lado um pouco mais violento. Um dos grandes idolos da Inter de Milão, sempre foi tratado como "folclórico" graças ao seu estilo de jogo mais viril. Videos e imagens de suas peripércias sempre percorreram o mundo, principalmente aqueles contra seu alvo favorito, o ucraniano Andriy Schevchenko.



Porém há de se destacar que Materazzi não era apenas um zagueiro violento. A violencia o destacava, mas possuia um grande senso de posicionamento que não se vê sempre. E era uma boa opção de bola parada, com um bom chute de pé esquerdo em faltas de média / longa distância. Na Copa de 2006 foi convocado para ser reserva, mas com a lesão do titular Nesta e a "falta de confiança" do tecnico Marcelo Lippi em Barzagli, Materazzi acabou sendo promovido a titular e foi uma das peças fundamentais da equipe na campanha do titulo, tendo inclusive feito o primeiro gol italiano na competição.

Mas voltemos ao jogo que o tornou uma lenda: em um duelo acirrado e polêmico, a Italia sobrepujou a França nos penaltis, após 90 minutos de  tempo regulamentar e 30 minutos de prorrogação. A final foi como um "resumo" da Copa inteira: mais raça do que técnica, mais futebol burocratico e menos genialidade. Toques de bola "diferentes" eram vistos quando a bola caia no pés de Zidane, totti e Pirlo. O goleiro Buffon efetuou no minimo dois milagres na partida, em um chute e uma cabeçada do próprio craque francês, Zizou. Cannavaro, que mais tarde seria eleito o melhor jogador do mundo, capitaneando sua equipe como poucos fazem.

E onde Materazzi entrou nesse jogo? Simples, foram exatamente 3 lances que "salvaram" e deram emoção ao jogo: o penalti convertido magistralmente por Zidane, o gol de empate da Italia e a cabeçada de Zidane. E se pararmos para analisar friamente os lances:

1- Foi ele que fez o penalti em Henry convertido por Zidane.

2- Foi ele quem, de cabeça, fez o gol de empate italiano.

3- Justamente ele, acabou recebendo a famosa cabeçada que resultou na expulsão de Zidane durante a prorrogação.


Três lances capitais, três lances que estão na história, três lances eternamente lembrados. E não satisfeito, ainda se atreveu a cobrar um dos penaltis da decisão, e com grande categoria!!!

Um grande idolo da Internazzionale, um folclóre da internet, um herói em final de Copa do Mundo. Daqui alguns anos, provavelmente continuará sendo lembrado apenas por receber a cabeçada de Zizou. E por tudo isso, será sempre uma das grandes lendas (por acaso) do futebol Mundial.






Frases sobre ele (Materazzi facts):

- Materazzi foi pro time de futebol da Inter por engano. Seu destino original era o de Muay Thay.

- Materazzi tem que usar focinheira durante os treinos da Inter.

- Nos jogos da Inter de milão na temporada passada, José Mourinho não passava instruções técnicas o utáticas para Materazzi. Mourinho apenas soltava materazzi da coleira e gritava: "PEGA!"

- Materazzi é o unico jogador profissionais de futebol que possui a coluna de "Frags" em sua lista de estatisticas da FIFA.

- Materazzi é patrocinado por hospitais italianos devido a grande quantidade de jogadores mandados por ele.

- Felipe Melo, Lugano, Cocito, Escudero e Sandro Goiano são graduados na Escola de Artes Marciais de Materazzi, em Milão. (Mas nenhum deles consegue a faixa preta, pois para consegui-lá, devem  derrubar Materazzi.)

2 comentários:

  1. Gênio incompreendido.

    Não é de todo ruim como muitos pintam,porém seu excesso de violência lhe deu essa fama de mal.

    Deus em milão

    ResponderExcluir
  2. Nunca gostei dele... hahahaha. Carniceiro. Mas, ficará nos anais do esporte como autor do gol de empate numa final de copa.

    ResponderExcluir