quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Edson Arantes do Nascimento, Pelé - O Rei

É uma lenda porque: Alguém tem alguma duvida?

Quem melhor para ser o primeiro citado nesse novo Blog, do que o Rei? Aquele cujo patamar se distancia kilometros dos demais até hoje?

1281 gols na carreira; campeão de três Copas do Mundo, duas Libertadores e dois Mundiais; transformou um time litorâneo pouco valorizado em sua própria cidade, em um dos maiores esquadrões já vistos no mundo do futebol. Simbolo e maior referencia do futebol arte, que uniu todos os fundamentos possiveis do esporte com perfeição.

Tinha apenas 16 anos quando chegou ao Santos Futebol Clube, e 17 quando foi convocado para a Copa de 1958, entrando na 3ª partida da Seleção Brasileira na competição, contra a URSS. O Brasil venceu por 2 x 0, com grande atuação do Rei, que a partir dai virou titular da equipe nas partidas seguintes. Contra o País de Gales, fez o gol da vitória da Seleção. Contra França, atuação de gala e 3 gols entre os 5 marcados pelo time no jogo. E na final contra a Suécia, a consagração com dois gols, sendo um deles uma obra de arte, visto como um dos maiores de todas as Copas. O mundo se emocionou na época, assistindo as lagrimas de alegra de um menino que 8 anos antes, prometia ao pai que venceria uma Copa por ele, após a "tragédia" da Copa de 50.

A partir dali, o menino foi crescendo, e suas marcas expressivas também. Em 61 já era chamado de "Rei" pelos franceses. Em 62 e 63, apresentou ao mundo o Santos, uma equipe que nos anos seguintes foi capaz de parar uma guerra na Africa, sendo celebrada como uma orquestra, que seguia derrotando potencias da época como o Botafogo do Rio de Janeiro, Peñarol do Uruguay, o Boca Juniors da Argentina (em plena La Bombonera), o Benfica de Portugal e o Milan da Italia.

Em 69, o milésimo gol, feito de pênalti contra o Vasco da Gama, no Maracanã. Em 70, a Copa do Mundo, o tri-campeonato, o auge da carreira e a comprovação de sua imortalidade sendo a peça fundamental em uma seleção do meio para a frente, tinha 5 gênios, 5 "camisas 10" de seus clubes. Nessa mesma Copa, gravou seu nome nas paginas da história pela genialidade e ousadia de três lances até então nunca antes vistos, como o chute do meio de campo contra o goleiro Victor da Tchecoslovaquia, a cabeçada e a defesa do goleiro Banks na partida contra a Inglaterra, e a finta de corpo contra o goleiro do Uruguay Mazurkiewicz. Nenhum desses lances foi gol, mas todos ainda são lembrados, e até hoje considerados como coisas que "só Ele seria capaz."

Em 74 se despediu do Santos, indo para New York Cosmos dos Estados Unidos, numa tentativa de alavancar o futebol no país. Em 77, sua despedida definitiva do esporte.

Quem jogou ao seu lado, se orgulha mais do que qualquer titulo. Quem o enfrentou, se sente honrado. Quem apenas o viu jogar, jamais se esquecerá. Dificil que outro surja para destrona-lo, mas mesmo se tal individuo surgir, sua Majestade jamais será esquecida.


Frases sobre ele: 

- "Se Pelé não tivesse nascido homem, teria nascido bola" - Armando Nogueira
- "Fazer mil gols como Pelé não é difícil. Difícil é fazer um gol como Pelé."- Carlos Drummond de Andrade
- "Eu disse para mim mesmo antes do jogo: ele é feito de pele e ossos como qualquer um – mas eu estava errado." - Tarcisio Burgnich, zagueiro italiano encarregado de marcar Pelé na final da Copa do Mundo de 1970.
- "Oi, eu sou o presidente dos Estados Unidos. Você não precisa se identificar. Todo mundo sabe quem é Pelé." - Ronald Reagan, ex-presidente dos Estados Unidos.

5 comentários:

  1. "Até a bola do jogo pedia autógrafo a Pelé." Armando Nogueira.

    Nunca se viu no mundo tamanha disparidade entre jogadores como foi vista entre Pelé e os demais. Era um show atras do outro. Grande jogador com uma carreira que parece ter sido traçada tao perfeitamente que chega a imaginar que foi obra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Se não colocar Roberto Dias e Pedro Rocha será tendencioso, sem mais.

    ResponderExcluir
  3. Se o Mundo o aplaudio de pé em inúmeras apresentações pelos gramados de todo o planeta e o curriculo dele postado por vc já dizem por sí só quem foi ele. Quem sou eu pra discordar? O máximo que posso falar sobre esse homem é que ele é imortal. Deus? Não! Um Zeus vivo e real!

    ResponderExcluir
  4. Pelé é o que chamamos de "verdade universal". Quem assiste, quem vive e transpira futebol, sabe que dentre todos só Pelé conseguiu personificar Deus nos gramados.

    ResponderExcluir