sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Franz Beckenbauer - der Kaiser

É uma lenda porque: "Evoluiu" a função do líbero, foi o 2º jogador a ser campeão mundial como jogador e como treinador, popularizou o termo "elegância" dentro do futebol e se mostrou um dos maiores ícones da história de um país de orgulho ferido.


11 de Setembro de 1945. Poucos meses se passaram desde o fim da 2ª Grande Guerra. O império alemão liderado por Adolf Hitler havia sido derrotado pelos Aliados, deixando um enorme rastro de destruição por toda a Europa, mas principalmente na própria Alemanha. O país se via sem esperança, sem futuro, já que não apenas mancharam sua imagem para com o resto do mundo, como também perderam completamente seu orgulho próprio. E por baixo desse cenário caótico, na cidade de Munique nascia alguém que viria a ser um dos principais responsaveis pelo retorno do orgulho, a classe e a "alegria" alemã; alguém destinado a se tornar um novo Imperador. Nesse dia, nascia Franz Beckenbauer.

Quando mais jovem, todos viam o quão diferente ele era. Filho de um carteiro e soldado aposentado por ferimentos de guerra, notava-se seu espirito de liderança,e elegância muito diferentes e acima de uma criança normal. Sempre transmitindo segurança em suas decisões, desde brigar com pai por usar seu unico par de sapatos para jogar futebol, até abandonar a pratica tênis para se dedicar ao esporte mais popular do mundo.

Aos 12 anos ingressou no até então maior clube do futebol alemão, o 1860 Munich. Mas após desentendimentos com um dos jogadores profissionais, recebeu um tapa do mesmo. Atitude que feriu o orgulho de um menino, que não hesitou em sair dali e ir para o 2º time da cidade de Munique, o até então "pequeno" Bayern. Azar do 1860.

Pelo Bayern, Beckenbauer foi o lider e principal simbolo da era mais vencedora do clube. Dentro de campo, mudou completamente a função do líbero. Até então, o líbero era apenas mais um defensor. Mas o "Imperador" não se limitava a defender. Com um estilo unico e dificilmente visto na época para um defensor, Beckenbauer se atrevia a ir ao ataque, fazer lançamentos precisos, até mesmo gols. Em lances que 98% do zagueiros da época desarmariam os atacantes com força excessiva, ele mais uma vez mostrava sua classe ao desarma-los sem o uso da força, saindo para o jogo de cabeça erguida.

No Mundial de 66 na jogo Alemanha x Suiça, com apenas 20 anos, ele mostrou ao mundo um novo estilo de Alemanha que vinha surgindo. Após a seleção alemã ter ganho o Mundial de 54, quando predominou sua eterna tática Panzer (nome dado aos imponentes tanques alemães da 2ª Guerra), Beckenbauer e o veterano atacante  Uwe Seeler mostraram que a Alemanha não se fazia apenas de força. Uma tabela desde sua area defensiva até a finalização do jovem imperador e o gol no adversario. A Alemanha perderia a final daquela Copa para os ingleses donos da casa, mas Beckenbauer já dava ao mundo uma noção do que estaria por vir em sua carreira.

Na Copa de 1970, protagonizou uma das cenas mais fortes e emocionantes da história das Copas. Em plena semi-final contra a Italia, uma trombada com um jogador italiano e uma queda dura deslocaram sua clavicula. As substituições ainda eram limitadas a duas durante o jogo, as quais a seleção alemã já havia gasto. Por esse roteiro, qualquer outro não veria outra solução fora a Alemanha jogar com um jogador a menos. Mas ele não era qualquer outro. Não apenas por ser o capitão da equipe, mas por seu orgulho e o de sua nação, Beckenbauer se recusou a sair de campo e entregar o jogo facilmente. Seu ato heróico não foi o suficiente para impedir a derrota de 4 x 3, mas foi o suficiente para sair aplaudido não apenas por todos que o assistiram, mas pelos próprios algozes italianos ao reconhecer bravura de seu adversário.

Em 66 havia sido vice, e em 70 terceiro colocado. Em 74, de frente para sua não, seu titulo mais importante como jogador não escaparia! A Alemanha Ocidental foi a sede da Copa de 1974, e Beckenbauer foi o principal responsavel pelo titulo da mesma. Na final contra a sensação e tida como imbativel Holanda de outro grande gênio, Johan Cruyff, o imperador liderou seus companheiros em uma repetição do "Milagre de Berna" ocorrido na Copa da Suiça em 54, quando a Alemanha fez o que parecia impossivel ao derrotar a Hungria na final. 20 anos depois, uma virada heróica deu a seleção alemã seu segundo titulo.

Em meados da década de 80, abandonou a carreira de jogador para se tornar treinador da seleção alemã. Mais uma vez, sua classe deu continuidade ao seu legado de jogador, mantendo sempre a Alemanha entre as princiais seleões do Mundo, coroada com um novo titulo em 1990. Após uma breve, mas também vitoriosa passagem como técnico do Bayern de Munique, tornou-se embaixador presidente do mesmo clube, e embaixador da Alemanha.

Como cartola, promoveu uma nova era do país como superintendente do comitê organizador da Copa do Mundo de 2006 na própria Alemanha. Definindo sua principal meta para essa Copa a nova imagem da Alemanha para o mundo, o Imperador do Futebol novamente triunfou. Sua seleção não conquistou o titulo, mas promoveu uma organização impar, reflexo direto de sua liderança.

Assim foi a lenda de Franz Beckenbauer. De filho de um humilde carteiro, a um dos maiores heróis da Alemanha. Mas assim como todo imperador, ele não se dá por satisfeito. Ainda sonha com vôos mais altos. Seu próximo passo é a presidência da UEFA, responsavel pelo futebol europeu. E após isso? Tentará ele a presidência da FIFA também? Ou quem sabe, a presidência da própria Alemanha...?

Para um imperador, nada é impossivel....



Frases sobre ele:

-  "Ele fez coisas incríveis pela Alemanha, como jogador e como treinador. Além disso, trouxe a Copa para a Alemanha. Ele está no mesmo nível de Pelé e atrás deles tem um grande espaço. Ele é uma exceção." - Jürgen Klinsmann, ex-técnico da seleção alemã

- "Quando o Franz diz que uma bola é quadrada, todos acreditam nele." - Otto Rehhagel, técnico da Grécia, campeã européia)

- "Beckenbauer recém começava a carreira e já jogava de cartola, luvas e bengala." - Eduardo Galeano, escritor

- "Beckenbauer é o melhor jogador europeu que eu conheci." - Pelé
 
 
Próxima lenda:  Um anjo das pernas tortas...

3 comentários:

  1. Esse sim mereçe comentários especiais...

    Eu concordo com o Pelé nesse seu comentário.

    Foi sim o melhor europeu de todos os tempos,parou com extrema classe o carrossel holandês em 1974,e o que fez no Bayern então nem se fala...

    sem mais

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto. Franz Beckenbauer foi um elegante do futebol, um defensivo com poder de ataque... tao inteligente capaz de mudar a historia de um jogo de dentro dele, apenas com visao e inteligencia.

    ResponderExcluir
  3. O Kaiser é sem sombra de dúvidas o melhor da história em uma posição a qual o mesmo reinventou. Jogava com classe e sabia se portar como um verdadeiro comandante dentro de campo.

    Uma lenda.

    ResponderExcluir