segunda-feira, 19 de abril de 2010

Alfredo di Stéfano - La Saeta Rubia

É uma lenda porque:  Protagonizou o periodo mais vencedor da história do Real Madrid, é um dos jogadores mais respeitados pelas demais lendas do esporte.

Muito se fala sobre comparações entre Pelé e Maradona como melhores do mundo, Cruyff e Beckenbauer como melhores da Europa. Os próprios citados não tem nenhum medo de mencionarem suas vantagens sobre os outros. Mas ninguém se atreve a se comparar com Alfredo di Stefano.

Nascido em Buenos Aires, capital Argentina, começou sua carreira no até então poderoso River Plate. Em sua primeira temporada pelo clube em 1945, não teve muitas chances, afinal era o auge do esquadrão do River Plate conhecido como "La Maquina". Após um ano emprestado ao Huracan, retornou e conquistou o Campeonato Argentino, sendo ainda o artilheio da competição e se destacando em meio a outros mitos como Angel Labruna, Amadeo Carrizo e Juan Carlos Muñoz. De lá, se transferiu para o Millionarios, equipe Colombiana por onde ficou por 4 temporadas, se transformando o maior artilheiro da história do clube. Na época, o Millionarios era uma das mais respeitadas equipes do mundo. Viajavam por toda América LAtina e Europa participando de diversos amistosos e torneios. Em uma viagem à Espanha, e equipe colombiana bateu o Real Madrid por 4 x 2 em pleno estádio Santiago Bernabeu, o que chamou a atenção do Barcelona, que não tardou em negociar a compra do jogador.


Na Espanha, nem teve tempo de debutar oficialmente pelo Barcelona. O clube da Catalunya havia negociado o jogador junto ao River Plate, enquanto o Real Madrid negociara o passe com o Millionarios da Colombia. Para resolver a confusão, o então ministro dos esportes General José Moscardo decidiu que o jogador faria temporadas alternadas pelo 2 clubes, durante 4 anos. O Barcelona se recusou, considerando a decisão um ultraje, já que havia negociado com o jogador primeiro e com isso resolveram deixa-lo em definitivo com o rival da capital. Mal sabiam os catalões qual grande era o erro que acabavam de cometer.

Chegando ao Real Madrid, Di Stéfano deu o pontapé inicial do periodo mais vitorioso de um clube na história do futebol. Logo na 1ª temporada pelo clube, o argentino foi campeão espanhol e artilheiro da competição. No ano seguinte, o clube de Madrid contrataria o hungaro Ferenc Puskas, e ai estava formada uma das maiores e mais vencedoras duplas já vistas. Em 7 anos jogando juntos, transformaram o Real Madrid no maior vencedor de campeonatos espanhóis, superando Barcelona, e ainda se tornaram o  "Rei de Copas" da Europa, com a conquista de 5 Copas Européias (atual Liga de Campeões) seguidas. Di Stefano ainda nunca fez questão de esconder sua raiva pelo Barcelona, graças à "desfeita" que o clube fizera ao cedê-lo ao Real Madrid sem muito esforço. Talvez por isso ele ainda seja conhecido como um dos maiores carrascos do rival, no maior clássico da Espanha.   

Infelizmente, Di Stefano não conseguiu ter o mesmo sucesso que obteve nos clubes por alguma seleção. "Alguma seleção", já que ele jogou por 3 seleções diferentes, Argentina, Colombia e Espanha. Mas nem foi preciso. Tentou seguir como treinador, mas não teve muito sucesso. Hoje, o atual Presidente de Honra do Real Madrid ainda se mantém como um dos mais respeitados no meio do futebol, tanto que nenhuma contratação do clube é feita sem aconselhamento ou sem ele receber o próprio jogador contratado.

Assim é a lenda de Di Stefano. A "Flecha-Loira" que cruzou um continente, para se tornar um dos Deuses do Esporte, e "O Deus" de Madrid.


Frases sobre ele:

- "Se Pelé foi o violinista principal, Di Stéfano foi a orquestra inteira". - Helenio Herrera, ex-técnico do Barcelona.

- "Foi o jogador mais inteligente que vi jogar e transpirava esforço e coragem." - Sir Bobby Charlton, ex-jogador do Manchester United e campeão do mundo pela Seleção Inglesa.

- "A história do Real Madrid começa de fato com a vinda de Di Stéfano" - Emilio Butrageño, ex-jogador do Real Madrid e atual membro da diretoria do clube.

6 comentários:

  1. "Mas ninguém se atreve a se comparar com Alfredo di Stefano."
    que ousadia hein, escritor!
    Tá muito bom o texto =)

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto,como todos os outros.

    Tem meu total respeito,um dos poucos a ter que eu não vi jogar

    ResponderExcluir
  3. esse foi o maior jogador argentino

    muito maior que maradonna

    ResponderExcluir
  4. Maior jogador argentino, destruiu o Barça por mtos anos =\ Puskas e Stefano, é não teria como segurar.

    ResponderExcluir
  5. enquanto pele e maradona discutem quem é o melhor
    eu prefiro o di stefano que sempre ficou no canto dele e um dia tera seu reconhecimento!

    ResponderExcluir
  6. Craque mas Pelé é o Rei, o maior de todos.

    ResponderExcluir