segunda-feira, 26 de abril de 2010

Lev Yashin - O Aranha Negra

É uma lenda porque: Nenhum goleiro é lembrado como ele, eleito o melhor goleiro de todos os tempos em toda e qualquer eleição feita.




Dia 26 de Abril, dia do goleiro, dia do eterno "vilão" do futebol. Dia daquele que vai contra e tenta impedir a essência do futebol, o gol. Se seu time ganha, ele não fez mais que sua parte. Se perde, a culpa é sua. Mas existirão (e ainda existem) goleiros que deixam para trás a alcunha de "vilão", para se tornarem os protagonistas ou peças fundamentais de seus times.

No caso de Lev Yashin, transcedeu a barreira de simples peça importante ou herói de uma equipe e seleção, e se tornou a maior lenda do futebol soviético, e a maior referência debaixo das três traves já vista no mundo.

Chamado de "Aranha Negra" por seu uniforme sempre negro e sua mobilidade debaixo do gol, ele foi a maior jóia do "futebol cientifico" da antiga União Soviética. Começou a carreira como goleiro de hóquei de gelo quando criança, mas na adolecência migrou para o futebol. Pelo Dinamo de Moscou, equipe que defendeu por toda a carreira, iniciou uma era vencedora entre os anos 50 / 60 que o clube nunca mais obteve. Graças à ele, o time de Moscou é lembrada até hoje como um dos poucos adversários capaz de fazer frente ao Honved de Puskas, a maquina européia da primeira metade da década de 50. E até hoje permanece como o unico goleiro à ser eleito como melhor jogador da Europa pela revista France Football em 1963. 

Graças aos treinos de hóquei e seu porte avantajado (1,89 de altura), como bom soviético, Yashin sempre tinha tudo planejado e calculado. Foi o primeiro goleiro à se adiantar fora da pequena area, agindo como um libero. Seu tradicional uniforme negro servia para "atrapalhar" a visão dos atacantes adversario. Mas segundo ele mesmo, seu maior trunfo vinha antes de cada partida: fumar um cigarro para relaxar e tomar uma dose de vodka para relaxar os musculos.

Entre suas histórias mais famosas, conta-se que ele possivelmente foi o unico goleiro que terminou a carreira com saldo positivo, ou seja, fez mais jogos do que sofreu gols, o que é praticamente impossivel para um goleiro. Infelizmente não há dado oficial que confirme o feito, mas por suas estatisticas pela seleção Soviética (sofreu 70 gols em 78 jogos disputados), em uma época que placares elásticos eram comuns por todo o mundo, não é de se duvidar. Não atoa foi um do poucos à ser condecorado com a medalha da Ordem de Lênin, maior tributo a um cidadão soviético por serviços prestados ao seu pais, tornando-o de maneira "oficial" um herói local. A importancia desse premio pode ser medida pelo fato de que apenas individuos como Yuri Gagarin (1º homem à ir pro espaço) e Vasily Zaitsev (herói da batalha de Stallingrado) terem sido merecedores.

Mais do que apenas um jogador de futebol, Yashin se destacava também por sua simpatia fora de campo, pouco comum aos olhos do mundo devido à sua nacionalidade, já que a principal carecteristica dos soviéticos sempre foi sua "frieza". Hoje, 20 após sua morte, sua lenda permanece viva. A cada quatro anos a FIFA concede ao melhor goleiro da Copa do Mundo o troféu Lev Yashin. Em frente ao Estádio Dínamo de Moscou, maior estádio da Russia, há um monumento em sua homenagem, e em seu tumulo uma escultura estilizada com seu perfil.  


Durante o periodo mais disputado na corrida pelo espaço, Yashin mostrou ao mundo que um homem também podia voar. Os saltos da Aranha Negra transformavam o espaço entre as traves em algo muito mais sólido do que uma simples teia. Transformava-o em uma verdadeira cortina de ferro.



Frases sobre ele: 

- "Aqueles gigante de longos braços de aranha, sempre vestido de preto, tinha um estil o despojado, uma elêgancia sóbria que desenhava a espetaculosidade dos gestos que sobram. - Eduardo Galeano, cronista Uruguaio.

 ""A alegria de ver Yuri Gagarin no espaço só é superada pela alegria de uma boa defesa de um pênalti." - O próprio Lev Yashin, que defendeu mais de 100 penaltis na carreira.


Um comentário: