terça-feira, 7 de setembro de 2010

Rogério Ceni - O Mito Tricolor

É uma lenda porque: é o maior goleiro-artilheiro de todos os tempos e um dos poucos jogadores na história que permaneceu mais de 20 anos em um unico clube.

Hoje, no dia 7 de Setembro, além de independencia do Brasil os São Paulinos comemoram os 20 anos de Rogério Ceni jogando pelo São Paulo.

Muito mais que um simples goleiro, é mais um dos jogadores destacaveis por sua personalidade e inteligencia diferenciadas. Lider dentro e fora de campo, ousou avançar os limites do gol e da área que defendia, justamente para fazer gols. Gols, exatamente 90 gols que o tornam uma presença garantida em qualquer livro de recordes no futebol. Nenhum goleiro fez tantos gols quanto Rogério Ceni.

Apesar de muitas "controvérsias" sobre sua anteriormente citada personalidade, sempre foi um profissional inquestionável. Sempre buscando a perfeição, sempre treinando mais que os outros e sempre querendo jogar. Jogos, principalmente em campeonatos Brasileiros, engrandecem sua lista de recordes. Nenhum jogador jogou tanto em campeonatos Brasileiros quanto Rogério Ceni.

Em sua busca pelo aperfeiçoamento e os recordes, um especifico era inevitável. Após 205 jogos como reserva do irretocavel Zetti, Rogério abraçou sua oportunidade e nunca mais a largou. Em 924 oportunidades, vestiu e honrou a camisa Tricolor. Nenhum jogador atuou tantas vezes pelo São Paulo quanto Rogério Ceni.

Atrelado ao mesmo numero de jogos, ninguém no próprio São Paulo levantou tantos titulos, ninguém no São Paulo ganhou tantos premios individuais, ninguém no São Paulo foi tão prestigiado e respeitado...

Problemas? Claro que houveram também. Divergências com diretores, polemica sobre uma falsa proposta de um clube europeu, perseguição da própria torcida durante alguns anos de resultados ruins... mas no final, tudo foi superado e mais do que devidamente recompensado.

Nos dias de hoje, graças ao "profissionalismo" do futebol, são raros exemplos de jogadores que permanecem a carreira toda em um unico clube, ainda mais com o exodo de atletas brasileiros para o exterior. Rogério Ceni é um caso de devoção ao time pelo qual joga que deveria ser seguido.

Uma jovem promessa que passou a reserva de outro idolo. O reserva que se firmou ainda jovem, e lutou para superar certas contestações técnicas, criticas e perseguições. E com tudo isso se tornou o maior idolo da história do São Paulo Futebol Clube.

Essa é a lenda, ou melhor, o mito de Rogério Ceni.




[ATUALIZAÇÃO 27/03/2011] E hoje, mais uma vez, o mito aumentou seu próprio recorde. Em mais um dos clássicos episódios irônicos do futebol, Rogério Ceni marcou seu gol de número 100 justamente contra o  grande rival do São Paulo, o Corinthians, clube que vinha de comemorações de seu ano de centenário "desastroso", e nunca havia recebido um gol de falta do goleiro.

Que o dia 27 de Março do ano de 2011 seja lembrando pela eternidade como o dia em que um goleiro teve a audácia de comemorar seu centésimo gol na carreira.

Que essa data marque a definitiva em que um homem ultrapassou a barreira que o tornava pratimônio do clube que defende, mas passou a pertencer ao mundo.

Que este dia seja lembrado como o dia da confirmação de uma imortalidade.



Que este seja lembrado como o dia de Rogério Ceni.

[ATUALIZAÇÃO 07/09/2011] Exatamente um ano atrás, escrevi esta crônica falando sobre os 20 anos de Rogério Ceni com a camisa tricolor. No começo de 2011, ele alcançou a meta de 100 gols, feito inédito para um goleiro. E agora, Rogério escreve seu nome na história (mais uma vez...) se tornando um dos poucos jogadores na história do futebol que conseguiram a façanha de fazer 1000 jogos por seu clube.

Não existem mais palavras ou elogios a se fazer. Nada de fatos a se notar ou números a se contar.

Sem comentários.

Apenas aplausos.




Frases sobre ele:

- "Na partida, nem precisou mostrar a outra face, igualmente prodigiosa, de sua notoriedade. Não há, no mundo, outro exemplo de goleiro com tamanha lucidez jogando com os pés. Pés que pensam. Pés que, por onde passam, vão deixando pela grama rastros de mãos." - Armando Nogueira

- "Todos tem goleiro, só nós temos Rogério." - Torcida São Paulina.

7 comentários:

  1. Um dos goleiros mais completos que eu já vi,e um carrasco nosso =/

    ResponderExcluir
  2. Uma lenda, um mito, ETERNO! Não penso no dia do seu ultimo jogo =\

    ResponderExcluir
  3. ''Meu coração é um escudo de cinco pontas e três cores: vermelho, branco e preto !!!''

    ''Todos tem goleiro, mas só o São Paulo tem Rogério Ceni !!!''

    R.Ceni----> O Mito Tricolor ! S2

    ResponderExcluir
  4. Belo Post! Rogério Ceni é mesmo Fantástico!

    ResponderExcluir
  5. é uma lenda não só do tricolor mas do futebol mundial.Todos tem goleiros mas só nós temos Rogério Ceni.

    ResponderExcluir
  6. MITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO! Hoje eu vou chorar, COM CERTEZA. Parabéns e muito obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  7. Excelente cobrador de faltas, talvez um dos maiores do mundo neste quesito.
    A facilidade com os pés também o auxilia na rápida reposição da bola, que ele faz com maestria.
    Mas como goleiro mesmo, embaixo das traves, não é nada acima de normal.
    Geralmente apenas se ajoelha ao levar gols.
    Como goleiro, inferior ao Marcos.
    No conjunto da obra, indiscutivelmente diferenciado. Não é qualquer JOGADOR que ultrapassa 100 gols na carreira; imagine então um goleiro!

    ResponderExcluir