segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ronaldo Luís Nazario de Lima - O Fenômeno

É uma lenda porque: é o maior artilheiro da história das Copas, e provou ao mundo que quando você realmente tem um objetivo, nada é impossivel.

Este dia de hoje, dia 14 de Fevereiro de 2011, marca o fim de uma era. Um legado termina com o anúncio oficial da despedida de um jogador cuja carreira pode ser vista com um misto de tragédia e beleza. Mesmo entre as grandes lendas, os grandes Deuses do futebol, poucos foram tão queridos e causaram tanta comoção ou foram tão reconhecidos. Poucos carregarão um nome, uma imagem como Ronaldo, o Fenomeno. 

O jovem de Bento Ribeiro teve uma ascensão meteórica. Em pouco tempo jogando pelo São Cristóvão do RJ, chamou a atenção do Cruzeiro de Minas Gerais. Na Raposa, teve a média  de quase 1 gol por jogo na temporada de 1993. No seguinte já havia se transferido para a Europa, onde faria brilhantes temporadas pelo PSV Eindhoven da Holanda. Durante o periodo no PSV, foi convocado pelo técnico Carlos Alberto Parreira para a Copa de 1994, sendo o mais jovem do grupo tetra-campeão Mundail, com apenas 17 anos.

Depois de duas temporadas brilhando na Holanda e sendo eleito o melhor jogador do Mundo de 1996, havia chegado a hora de um desafio nos "grandes eixos" do futebol Europeu. Partiu rumo ao Barcelona da Espanha, onde foi definitivamente agraciado com o apelido de "Fenomeno". Ficou apenas uma temporada na equipe da Catalunha, mas foi o bastante para se tornar um dos grandes jogadores da história do clube, lançar a moda do cabelo raspado (inclusive entre seus companheiros de equipe) e garantir o 2º premio de melhor do Mundo pela FIFA de 1997. E por consequencia, garantiu sua ida para a Internazzionale de Milão no ano seguinte.

Em Milão, Ronaldo, que até então ainda era "Ronaldinho" vivia seu auge. Em sue primeira temporada no clube, já havia conquistado a Copa da UEFA, justificando os astronomicos valoes de sua contratação e seu "Favoritismo" e destaque na Copa do Mundo de 1998, na França. Sendo um dos destaques do Brasil na competição, ninguém até hoje entendeu ao certo o que se passou na noite anterior a final. A história conta que ele sofreu uma convulsão durante a noite, e isso teria atrapalhado não apenas o seu rendimento, como o do resto do elenco. Resultado: o Brasil foi derrotado pela frança em um humilhante 3 x 0, com show de um certo calvo, que mais para a frente também estará neste blog. 

Coincidentemente, a partir dali Ronaldo passou possivelmente por sua pior fase. Mesmo com o titulo e artilharia da Copa América de 99, iniciou a sofrer com lesões em seu joelho. Após se recuperar da primeira, em seus primeiros minutos em campo na final da Copa da Italia entre Inter de Milão e Lazio no ano 2000, em um de suas tradicionais arrancadas, a imagem de seu joelho se "deformando" foi uma imagem chocante que correu pelo mundo. Ali começava sua saga para o retorno ao futebol. 

Poucos, praticamente ninguém acreditava que ele seria capaz de voltar. A lesão que o afetou já havia encerrado a carreira de inumeros jogadores talentosos. Os que conseguiram voltar depois disso, não voltaram com o mesmo nivel técnico. Quando conseguiu voltar, não conseguiu atuações como as anteriores a lesão, mas já era um começo. 

Até que chegou a Copa do Mundo de 2002. Ronaldo novamente foi convocado como uma das grandes estrelas da seleção, e justificou a confiança do técnico Felipão! Foi artilheiro e um dos (talvez "O")  principais responsaveis pelo penta-campeonato naquele ano. Foi o artilheiro da competição e em seguida eleito o melhor jogador do mundo pela 3ª vez. 

Com o fim da Copa, deixou a Internazzionale e partiu rumo ao Real Madrid, para se tornar mais um dos "Galacticos" Merengues, ao lado de jogadores como Roberto Carlos, Zidane, Beckham, Raul, Michael Owen, Figo, entre outros. A equipe madrilenha ficou marcada como aquela em que Ronaldo ficou por mais tempo, exatamente 4 temporadas, até a Copa de 2006. Nela, ele se tornou por fim o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, superando o alemão Gerd Muller, com 15 gols. Mas apesar do recorde batido, a seleção brasileira foi novamente sobrepujada pela França, que novamente era liderada por um certo calvo. Com o final da Copa, se transferiu para o Milan da Italia e denovo experimentou a sensação de atuar por dois clubes rivais. Por ironia, quis o destino que novamente a cidade de Milão fosse o palco de outra grave lesão.

Com a gravidade da nova lesão, o tempo de recuperação novamente seria longo. Com a rescisão de contrato com  Milan, Ronaldo voltou ao Brasil para se tratar, e aqui surgiu seu novo desafio: atuar pelo Corinthians. Já com a fama de gordo (mais do que verdadeira), ninguém conseguia acreditar que ele poderia dar certo na equipe do Parque São Jorge. Mas estamos falando de Ronaldo. O gol "predestinado" contra o Palmeiras e os titulos da Copa do Brasil e Campeonato Paulista serviram para calar os criticos mais uma vez.

Mas os fracassos na Taça Libertadores em 2010 e 2011 não eram até então esperados. Sua forma fisica não o acompanhava mais, suas forças já estavam exauridas após tantas reviravoltas, e por fim ele não teve escolha: decidiu se retirar dos gramados.

Ronaldo desafiou probralidades muitas vezes. Em todas as vezes que tudo parecia perdido, como a Fênix da mitologia, ele ressurgiu. Mas nem a Fênix pôde vencer o tempo, e muito menos Ronaldo. A cada ressureição, algum preço havia de ser carregado. E o preço acabou por justamente ser seu preparo fisico, outrora tão elogiado e que vinha se deteriorando com o passar dos anos.

Hoje, ele pode dizer que sua missão no mundo do futebol foi cumprida. Ele que nos monstrou tantas vezes que nada é impossivel, pode por fim pendurar as chuteiras, com a tranquilidade de quem foi muito mais do que um jogador. Se tornou uma imagem, um simbolo, um icone.

Ousem critica-lo, mas não ousem esquece-lo. Esse rosto, este numero, essa lenda estará eternamente marcada nas memória de várias gerações.

Que todos se despeçam e que todos o honrem. Que todos se lembrem eternamente da lenda chamada Ronaldo. Não o Ronaldo do Cruzeiro, do PSV, do barcelona, da Internazzionale, do Real MAdrid, do Milan, do Corinthians ou do Brasil, mas o Ronaldo do mundo.Que todos saudem a lenda que mostrou ao mundo que mesmo nas piores horas, quando ninguém mais acreditar em você, basta crer em si mesmo. 


Frases sobre ele: 

- "Ele conseguiu superar tudo." - José trajano

- "Ronaldo foi o melhor atacante que eu já vi em campo." - Emilio Butrageño, ex-jogador do Real Madrid e da seleção espanhola.

- "Um fenômeno...." - Imprensa mundial em 1997, quando Ronaldo jogava pelo Barcelona

5 comentários:

  1. Texto digno do único e inesquecível FENÔMENO.

    ResponderExcluir
  2. Como diz a musica do D2,
    "E quero muito agradecer a Deus
    Por ter me escolhido no meio de tantos"

    Inigualavel, insuperavel! "Escolhido no meio de tantos, é, escolhido pra ser o Fenomeno!

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo foi o melhor que vi jogar, sem dúvida alguma, uma pena ele sair do futebol assim.

    There's only one Ronaldo, only one phenomenon.

    ResponderExcluir
  4. Dentre os Brasileiros que eu vi jogar,abaixo apenas do Romário,mas isso não é demérito algum,pelo contrário.

    Seu apelido diz tudo =)

    ResponderExcluir
  5. Grande jogador. Talvez o maior 9 da história do futebol nacional.
    Poderia ter encerrado a carreira ainda na Itália, mas aceitou o desafio de jogar no Brasil, em um time de massa.
    O apelido não poderia ser outro.

    ResponderExcluir