sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Marcos Roberto Silveira Reis - São Marcos

É uma lenda porque: como diz Milton Neves: "é o jogador mais querido do Brasil depois de Garrincha, mas talvez seja até mais querido que o 'velho Mané'."

O que é preciso para um jogador ser QUERIDO por toda uma nação?

Muitos conseguem respeito, muitos conseguem admiração e muitos conseguem reconhecimento. Mas tudo isso ao mesmo, é algo apenas para São Marcos.

Marcos é um caso rarissímo de um jogador que sai do simples âmbito da idolatria de torcedores do seu time, conseguindo a simpatia de todo e qualquer brasileiro amante de futebol. Fora dos palmeirenses (por motivos óbvios), cruzeirenses, atleticanos, gremistas, flamenguistas, colorados, vascaínos, bugrinos, tricolores... e até mesmo os corinthianos, que possivelmente estão entre aqueles que mais sofreram pro suas mãos, se rendem ao seu carisma.

Como todo grande herói, inevitavelmente sua vida precisa de desafios e tragédias. As conquistas da Libertadores pelo Palmeiras em 99 e da Copa do Mundo pela seleção em 2002 ajudaram a estebalecer boa parte de sua lenda como parte de seu enorme talento. Sua constante luta contra as lesões, estabaleceram outra. Seu caráter irretocável e bom humor apenas a confirmam.

Este é São Marcos do Palestra Itália.

Um dos maiores ídolos dos 97 anos da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Uma das maiores lendas do futebol brasileiro.



Frases DELE (Marcos)*:

- "Quando você falha, quanto mais explicar pior fica, então assumo logo e esta tudo bem." - Sobre supostos "frangos" e falhas.

- "Com 16 anos de clube, eu não consigo ser só profissional. Nunca fiz média com ninguém. Se a torcida gosta de mim, foi pelas coisas que conquistei. Foi por ter quebrado a clavícula ao me jogar na bola numa dividida. Foi por ter deixado de lado uma proposta de 45 milhões do Arsenal-ING para ficar aqui e jogar a Série B. Eu deixei de agir só com a razão. Às vezes, faço as coisas com o coração, como um verdadeiro torcedor. Eu gosto demais do Palmeiras e só faço as coisas para ajudar. Mas sei que isso às vezes atrapalha." - Sobre sua paixão e gratidão ao Palmeiras.

- "Acho que a torcida grita meu nome no estádio porque sou 'xarope' (risos). Minha sinceridade existe desde quando eu me tornei jogador de futebol. Talvez isso tenha cativado os torcedores do Palmeiras e também dos outros clubes. [...]" - Sobre sua "sinceridade" tradicional.










4 comentários:

  1. Olá, adoramos seu espaço e viemos te convidar para conhecer o Projeto de TV Carioca

    Esporte Clube. Recebemos no nosso último programa o presidente do America FC e no
    próximo programa receberemos o
    comentarista esportivo Jorge Nunes.

    Em breve realizaremos nosso primeiro sorteio aos nossos seguidores!


    Já estamos seguindo aqui! Grato.

    carioca-ec.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Helder, belíssimo blog. Vou seguir e começar a ler desde o primeiro post.

    Parabéns por resgatar a memória destas verdadeiras lendas do futebol.

    ResponderExcluir
  3. Cara to sem palavras para oq vc escreveu
    Parabens

    ResponderExcluir