terça-feira, 20 de março de 2012

Heleno de Freitas - O craque Galã

É uma lenda porque: foi o maior idolo botafoguense na era pré-Garrincha, que uniu talento a rebeldia e polêmicas.

Poucos jogadores na história conseguiram unir elegância, talento e raça no mesmo repertório de habilidades, e entre esses poucos se encontra Heleno de Freitas. Um dos maiores artilheiros da história do Botafogo com 209 gols, foi colocado no patamar de Zizinho, Ademir de Menezes, Leônidas da Silva e tantos outros craques da época.

Advogado formado, dono de uma personalidade tempestiva e de inteligência acima da média para jogadores contemporaneos, colecionava polêmicas dentro e fora de campo. Orgulhoso, não costumava perdoar nem seus companheiros quando derrotado. Era integrante da alta nobreza do Rio de Janeiro e do "Clube dos cafajestes", uma pseudo associação de homens boêmios. Mulherengo assumido e convicto, entre seus diversos casos, falava-se até de ter se relacionado com Evita Perón durante sua passagem pelo Boca Juniors, na Argentina.

Apesar de poucos titulos na carreira (um, para ser mais exato, o campeonato Carioca de 49, pelo Vasco da Gama), seu talento foi imortalizado com a camisa do Botafogo, tendo em seguida se destacado pelo Boca Juniors, Vasco da Gama e pela seleção Brasileira, onde marcou 15 gols em 18 jogos.

Um grande craque mas pouco conhecido hoje em dia, Heleno de Freitas poderia ser adaptado aos tempos modernos como Adriano, o Imperador, dadas as devidas mudanças de personalidade entre ambos. Jogadores espetaculares, com grande fama e respeito em suas épocas, mas que trocaram a o futebol por uma vida boêmia. 

Mas Heleno pagou caro por essa troca, falecendo em um sanatório aos 39 anos de idade, enlouquecido pela sifilis. Heleno foi um exemplo de muitas coisas. Foi um exemplo de jogador dentro de campo, de personalidade forte e orgulho, mas também de como não se portar em sua vida pessoal.

Nas ultimas semanas entrou em cartaz um filme sobre um jogador chamado "Heleno", estrelado por Rodrigo Santoro no papel da dita lenda. Para maiores detalhes e curiosidades sobre o jogador, fica a recomendação, não apenas para botafoguenses para para todos os apaixonados e curiosos pelo futebol.



Frases sobre ele: - "O futebol, fonte das minhas angústias e alegrias, revelou-me Heleno de Freitas, a personalidade mais dramática que conheci nos estádios deste mundo". - Armando Nogueira, jornalista, botafoguense e grande fã de Heleno de Freitas.

Um comentário: